domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um novo capítulo na saga dos Smartphones




Certamente o lançamento do Windows Phone 7 Series pela Microsoft vai chacoalhar o mercado de telefonia celular. A mudança de foco centrado em aplicativo (iPhone) para foco centrado em pessoas e ações certamente será um grande salto, inclusive porque a Apple já tinha essa bagagem e por algum motivo ainda não tinha utilizado no iPhone, explico.

Enquanto a Apple desenvolvia o conceito da Apple Store, em fase avançada do protótipo (sim, eles fizeram um protótipo de loja antes de lançar a primeira loja real), já na fase final do estudo se deu conta de que estavam pecando em fazer a loja centrada em produto: iMac, iPod etc. Ao invés disso, resolveram dividir a loja por "funcionalidades" ou "necessidades típicas de um usuário-padrão de nossos produtos". Assim, as lojas passaram a ter uma seção "como baixar e editar fotos digitais no iMac" ou "como gerenciar músicas utilizando o iPod" ou coisa parecida. (ref. livro "A cabeça de Steve Jobs")

Das duas uma: ou acharam (Apple) que seria um salto muito grande lançar uma interface revolucionária em um produto por si só já revolucionário ou simplesmente deram mole e deixaram outro chegar na frente (MS).

Parece que a MS fez o dever de casa e pode ter dado um passo importante para a vitória da primeira batalha (Smartphones), mas o sucesso do iPhone – e por extensão, da Apple – se baseia fortemente no modelo de negócios de geração de receita recorrente via iTunes e isso, até o momento, ninguém conseguiu copiar.

Ainda vai rolar muita água por debaixo dessa ponte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário